Kung-Do: Arte do combate
Kung-Do: Arte do combate
O Kung-Do moderno é uma arte marcial que se afastou cada vez mais do Kung-Do-Te antigo, integrando novas técnicas de combate e novos conceitos de treino. Inspirado na filosofia de Bruce Lee e de outros grandes mestres das artes marciais, o mestre José Sousa apresentou aos seus colegas um novo nome para a arte marcial, denominado Kung-Do. Esta arte marcial é livre, total e evolutiva, estando sempre em evolução e absorvendo todos os tipos de técnicas funcionais e aplicáveis a combate das diferentes artes marciais em todo o mundo.
A palavra Kung-Do tem origem em duas palavras chinesas: Kung, que significa "trabalho, conquista ou mérito"; e Do, que significa "caminho ou via".
Coletivamente, Kung-Do significa "o caminho do conhecimento".
O Kung-Do é uma arte marcial orientada essencialmente para o treino de técnicas de combate para defesa pessoal, tendo como base elevados valores éticos, morais, filosóficos e espirituais.
As cinco máximas do Kung-Do são:
-Respeito
-Humildade
-Disciplina
-Honra
-lealdade.
No Kung-Do, existem três formas de combate desportivo: Kung-Do Educativo, Kung-Do Light e Kung-Do.
No Kung-Do Educativo, todos os golpes devem ser aplicados com contacto ligeiro. No Kung-Do Light, os golpes à cabeça devem ser aplicados com contacto ligeiro, sendo permitido o contacto total ao tronco e pernas. No Kung-Do, o combate é com contacto total.
Em todas as formas de combate desportivo, são válidos golpes, projeções, imobilizações e finalizações.
A competição no Kung-Do tem como objetivo principal testar a evolução técnica, mental e espiritual dos praticantes, além de promover a amizade, paz e harmonia entre todos os participantes.
O Kung-Do é reconhecido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), e como tal, todos os instrutores possuem o Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD). A FPKD é filiada na International Kung-Do Federation (IKDF), da qual é membro fundador.
Agende uma aula
contactr para +info e agendar uma aula experimental gratuita